Dia Internacional da Síndrome de Down | Magia e Fantasia

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março.

                                                              
Ao contrário do que a maioria pensa, essa síndrome é uma alteração genética que acontece na formação do bebê, no início da gravidez. Em cada indivíduo há um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A pessoa com síndrome de Down tem 47 cromossomos, sendo o cromossomo “extra” fica ligado ao par 21.
A criança com essa síndrome tem o desenvolvimento em um ritmo devagar, é mais quieta, tendo dificuldade para sugar, engolir, sustentar a cabeça.

Como lidar com crianças com síndrome de Down?

A criança pode ser auxiliada pelos pais de diversas formas, por exemplo: brincando com ela, sempre fazendo com que exerça atividades que permitam a ela estímulos visuais, auditivos e táteis. Existem exercícios físicos específicos que podem ajudar no desenvolvimento neurológico da criança.

Além disso, fazer com que ela conviva com outras crianças e a participação dela na família ajudará muito seu desenvolvimento emocional.

A educação da criança com síndrome de Down

Diferente do que pensam, a criança com síndrome de Down deve ser educada e disciplinada como qualquer outra. Faz parte da responsabilidade dos pais ensinar a criança os limites, não deixando que faça tudo que quiser. Claro, é necessário um cuidado maior e mais atenção, porque a criança com síndrome de Down pode demorar mais para aprender as coisas.

Origem do Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março (21/03), fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down.

A data foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra.

O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

Atividades para o Dia Mundial da Síndrome de Down

O principal objetivo da celebração desta data é informar e conscientizar as pessoas sobre o que é a Síndrome de Down. Para isso, escolas e instituições aproveitam para promover algumas atividades, como:

  • Palestras sobre a Síndrome de Down;
  • Peças de teatro com pessoas com a Síndrome;
  • Workshops para os pais das crianças com Síndrome de Down;
  • Campeonatos esportivos entre pessoas com a Síndrome.
  • Caminhada ou corrida solidária para divulgar as campanhas de formação da criança com Síndrome de Down.

Fonte Adaptada: Calendarr, Iped

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *